Geral

Live Marketing: a evolução das suas campanhas promocionais

Antes de entrar no cerne do blog post de hoje, vamos fazer uma breve introdução sobre de onde viemos e para onde estamos indo. Bora lá? 😉

Conceitualmente, até agora o Marketing já viveu 3 grandes evoluções:

MARKETING 1.0 – O FOCO NO PRODUTO

A long time ago in a galaxy far, far away, quando isso aqui era tudo mato. O mercado ainda começava a se formar e o consumidor nem de cliente era chamado. Não havia diversidade de oferta e muito menos concorrência e, a grosso modo, nem mesmo existia a preocupação com a satisfação do cliente. O grande astro era o produto.

E você, tomou seu Toddy hoje? 😉

MARKETING 2.0 – O FOCO NO CONSUMIDOR 

Agora, avançamos um pouco no tempo e tudo virou asfalto. E o cenário é outro: o mercado está saturado de concorrência e diversidade de produtos e serviços. Ter um produto, ou ainda um produto com qualidade, já não é um diferencial. Então iniciamos timidamente a era da preocupação o cliente. Agora a sua satisfação é a grande estrela.

A melhor representação da concorrência disputando sua atenção é este genial comercial do amaciante Mon Bijou, dos gênios Carlos Moreno e Washington Olivetto.

BÔNUS: VERSÃO APÓS A CENSURA 👇

MARKETING 3.0 – O FOCO NAS EXPERIÊNCIAS

Eis que chegamos na nossa era. E a satisfação do cliente, já não é um diferencial.

Se antes a satisfação do cliente significava elogios e recomendações, hoje significa somente que uma marca não vá parar no Reclame Aqui. Em um cenário de abundante diversidade de produtos e serviços, o diferencial passou a ser as experiências do consumidor. Agora, para o consumidor a qualidade do produto é uma obrigação e não mais um benefício.

Assim, o grande desafio das marcas está no seu posicionamento e na comunicação de valores com seu público-alvo.

Conceitualmente, o Live Marketing é a atividade de Marketing aplicada a produtos e serviços, possibilitando interatividade com o público-alvo, visando atingir objetivos estratégicos de fidelização, vendas e construção de marca.

Ou, apertando a tecla SAP (ainda existe tecla SAP? 🤔), significa dizer que para o cliente abrir sua carteira, é preciso abrir primeiro o seu coração. 😉

Veja abaixo alguns exemplos do Live Marketing em ação:

Diversos takes dos trabalhos da agência Full House, repleto de experiências sensoriais diversas:

Distribuição de squeezes em uma campanha da agência Promove Live Marketing, para conscientização do Outubro Rosa.

O Live Marketing representa a evolução das campanhas promocionais, e é caracterizado por ferramentas mais inovadoras e ações mais amplas, deixando de lado a ideia de que o público é mais um número, para passar a promover experiências únicas.