Geral

Como fidelizar clientes sem dar descontos

Você sabe como fidelizar clientes sem precisar oferecer necessariamente um desconto a eles? Muitos comerciantes e até mesmo gestores acreditam que estão fidelizando um cliente sempre que oferecem um desconto. Isso realmente faz sentido até determinado momento, mas chega um estágio que tal ação começa a ser prejudicial à empresa.

Isso porque a longo prazo essa medida pode acabar desvalorizando o produto, diminuindo, portanto, a viabilidade e lucratividade do negócio.

Entretanto, sabemos que muitas vezes o desconto é praticamente uma exigência do cliente para consumir o seu produto ou para continuar fazendo negócio com você. Como sair, então, dessa situação?

Nesse sentido, é importante elaborar estratégias de como fidelizar clientes sem precisar obrigatoriamente oferecer um desconto toda vez que ele comprar com você. Quer entender mais como isso pode ser feito? Continue acompanhando este post!

Qual o real problema de oferecer muitos descontos?

Talvez você não tenha entendido porque oferecer descontos pode ser tão prejudicial ao seu negócio no sentido de desvalorização.

No entanto, tente imaginar que o seu produto vale R$10 e todas as vezes você o vende por R$8. Fazer isso uma vez para poder ganhar uma venda é até aceitável. Entretanto, fazer isso continuamente é automaticamente desvalorizar o seu próprio produto. Afinal, uma vez que você deu o desconto, o cliente sempre achará que o valor real do seu produto é o valor com desconto. E, dessa maneira, você não conseguirá mais ter lucro efetivo sobre a venda.

Verifique o que pode ser melhorado no seu produto ou serviço

Dessa forma, quando o cliente tiver que pagar o valor cheio do seu produto, ele pode não enxergar que o “novo preço” justifique sua percepção de valor e simplesmente não vai mais querer comprar com você, pois achará o seu produto caro e, consequentemente, você não conseguirá fidelizá-lo.

Portanto, a primeira solução para esse problema é verificar o que pode ser melhorado no seu produto ou serviço, de modo que o seu diferencial vá além do preço, entende? Isso porque um produto cujo diferencial é unicamente o preço, não atrairá clientes que buscam qualidade de fato e sim somente aqueles que buscam preço. Logo, quando aparecer um concorrente com um preço mais barato, você simplesmente perderá um cliente que nunca teve.

Promova outras estratégias de fidelização, como brindes

Como você pôde perceber, fidelizar clientes por meio de descontos contínuos realmente não é uma estratégia muito eficiente. Mas, então, como fidelizar clientes? A segunda solução é utilizar outros programas ou estratégias de fidelização, como brindes, por exemplo. Já pensou nisso?

Oferecer outros benefícios gratuitos associados à compra, como um brinde, pode ser uma excelente alternativa para fidelizar o seu público sem sair no prejuízo.

O brinde pode ser um apetrecho ou acessório complementar ao produto que o cliente comprou ou algo que agregue a ele. Existem inúmeras opções de brindes criativos e baratos que você pode oferecer ao cliente, como squeezes, cadernetas, canetas personalizadas, fones de ouvidos, copos, entre outros.

Você não desvaloriza o seu produto e nem perde lucro vendendo ele abaixo do valor

Dessa forma, você não desvaloriza o seu produto e nem perde lucro vendendo ele abaixo do valor. Ainda por cima, oferece um brinde marcante que fará o cliente voltar a fazer negócio mais vezes com a empresa porque ele foi beneficiado.

Portanto, enquanto você lucra fazendo uma venda, o cliente também se sente beneficiado – já que está ganhando um brinde –, e a chance dele pedir um desconto é muito menor.

Por isso, quando pensar em estratégias de como fidelizar clientes, não se esqueça das promoções, programas de fidelização e também dos brindes. Assim o cliente ganha e você demonstra que a sua marca é consolidada e profissional, aumentando as chances de fidelização.

Interessou-se pela ideia? Conheça mais os brindes personalizados e fidelize os seus clientes!